A ideia que eu tinha em relação a esta unidade curricular era um pouco diferente da que tenho agora. Isto porque o tempo foi passando, e só depois de estar dentro do assunto, é que fui criando a minha própria perspetiva, e as minhas conclusões. Quando compreendi que esta disciplina se dividia em duas partes fez-me alguma confusão, no entanto conforme o tempo foi passando percebi que fazia sentido.
A parte mais teórica foi ocupada muitas das vezes por debates, e discussões sobre temas atuais (relacionados direta ou indiretamente com a uc), e ainda a realização de trabalhos da disciplina. Foi ainda uma espécie de triagem, no que diz respeito às atividades propostas pelo Professor, e pela colaboração do mesmo, ou em intervir com sugestões ou outros. Não esquecendo de referir que tratávamos assuntos relacionados com a internet, a sociedade, as vantagens e desvantagens da utilização dos meios tecnológicos etc. A parte prática da unidade curricular permitiu um contato permanente com o computador, que fez com que fosse possível fazer as atividades propostas, quando solicitadas pelos docentes. Tanto o professor Paulo, como a professora Maria do Rosário mostraram-se sempre disponíveis para ajudar os discentes, quando surgissem dúvidas.
Sinto que o que aprendi vai ser útil no meu futuro não só profissional, como também pessoal. Se por um lado realizei atividades que exigiam a utilização de programas que eu desconhecia, e os seus funcionamentos, por outro havia conceitos que eu nunca tinha tratado, ou sentido curiosidade em saber mais sobre. Aprendi a utilizar algumas ferramentas que desconhecia as suas funções, e que sinto que me pode vir a ajudar, na realização de trabalhos académicos e não só.
Penso que esta uc podia ser ainda mais prática, isto é, no lugar de solicitadas atividades que exijam a análise de textos ou documentos, e o resumo dos mesmos, serem substituídas por mais atividades práticas.
Dado que a licenciatura é tão teórica, foi extremamente interessante realizar atividades com programas didáticos, e que permitem criar algo idealizado por nós. Foi igualmente interessante aprender a utilizá-los, e a consolidar essa aprendizagem com a realização de atividades, dirigidas para um público-alvo que é interessante para os discentes.
Apesar de algumas dificuldades ao longo do semestre, numa ou noutra atividade, sinto que ultrapassei essas situações com sucesso. Ainda que não tenha sido fácil, por exemplo realizar o photostory, eu e a minha colega não deixámos de insistir e de fazer por ultrapassar essas situações. O facto de trabalharmos a pares é sempre um desafio, porque aprendemos a dividir tarefas e a respeitarmos mutuamente o trabalho que é realizado.
Em relação aos comentários e avaliações dos docentes, foi positivo ler aspetos que pessoalmente devemos melhorar, ou dar maior atenção. E a possibildade de retificar alguma coisa, quando a docente deixava alguma mensagem no nosso blogue.
As críticas do docente às atividades solicitadas provocaram alguma vontade de procurar o que estava menos correto, de acordo com os comentários feitos pelos mesmos. Se conseguirmos entender o que falhou podemos mais tarde não vir a repetir os mesmos erros.
A parte mais teórica foi ocupada muitas das vezes por debates, e discussões sobre temas atuais (relacionados direta ou indiretamente com a uc), e ainda a realização de trabalhos da disciplina. Foi ainda uma espécie de triagem, no que diz respeito às atividades propostas pelo Professor, e pela colaboração do mesmo, ou em intervir com sugestões ou outros. Não esquecendo de referir que tratávamos assuntos relacionados com a internet, a sociedade, as vantagens e desvantagens da utilização dos meios tecnológicos etc. A parte prática da unidade curricular permitiu um contato permanente com o computador, que fez com que fosse possível fazer as atividades propostas, quando solicitadas pelos docentes. Tanto o professor Paulo, como a professora Maria do Rosário mostraram-se sempre disponíveis para ajudar os discentes, quando surgissem dúvidas.
Sinto que o que aprendi vai ser útil no meu futuro não só profissional, como também pessoal. Se por um lado realizei atividades que exigiam a utilização de programas que eu desconhecia, e os seus funcionamentos, por outro havia conceitos que eu nunca tinha tratado, ou sentido curiosidade em saber mais sobre. Aprendi a utilizar algumas ferramentas que desconhecia as suas funções, e que sinto que me pode vir a ajudar, na realização de trabalhos académicos e não só.
Penso que esta uc podia ser ainda mais prática, isto é, no lugar de solicitadas atividades que exijam a análise de textos ou documentos, e o resumo dos mesmos, serem substituídas por mais atividades práticas.
Dado que a licenciatura é tão teórica, foi extremamente interessante realizar atividades com programas didáticos, e que permitem criar algo idealizado por nós. Foi igualmente interessante aprender a utilizá-los, e a consolidar essa aprendizagem com a realização de atividades, dirigidas para um público-alvo que é interessante para os discentes.
Apesar de algumas dificuldades ao longo do semestre, numa ou noutra atividade, sinto que ultrapassei essas situações com sucesso. Ainda que não tenha sido fácil, por exemplo realizar o photostory, eu e a minha colega não deixámos de insistir e de fazer por ultrapassar essas situações. O facto de trabalharmos a pares é sempre um desafio, porque aprendemos a dividir tarefas e a respeitarmos mutuamente o trabalho que é realizado.
Em relação aos comentários e avaliações dos docentes, foi positivo ler aspetos que pessoalmente devemos melhorar, ou dar maior atenção. E a possibildade de retificar alguma coisa, quando a docente deixava alguma mensagem no nosso blogue.
As críticas do docente às atividades solicitadas provocaram alguma vontade de procurar o que estava menos correto, de acordo com os comentários feitos pelos mesmos. Se conseguirmos entender o que falhou podemos mais tarde não vir a repetir os mesmos erros.
Sem comentários:
Enviar um comentário