quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

atividade 2 - atividades com a televisão

Com base na atividade, Atividade 2, solicitada pelo docente Paulo Feytor, referente à unidade curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, baseia-se na escolha de um programa televisivo e a sua utilização (com duas atividades distintas, uma escrita e uma oral).
Dada a possibilidade de escolhermos a faixa etária, escolhemos como grupo alvo o pré-escolar. Relativamente ao programa televisivo, escolhemos a Ilha das cores.
A Ilha das cores é uma série de televisão que dava na RTP1 e na RTP2, com 80 episódios, de vinte minutos cada um, destinado a crianças em idade de jardim-de-infância e pré-escolar, dos 2 aos 5 anos, (foi exibido não só em Portugal mas também em África).  
Tal como outras séries infantis, A Ilha das cores tem objetivos pedagógicos, que no nosso ponto de vista revelam-se muito importantes, para o crescimento saudável e aprendizagem das crianças. Vamos passar a enumerá-las: educação para a saúde, educação pessoal e social, educação para a diferença, aprendizagens cognitivas, aprendizagens tecnológicas, educação para o consumo, e educação para a autonomia.   
É interessante o facto de existirem cinco casas no programa, e cada uma delas faz-se representar por uma personagem que desempenha um objetivo educativo. 
São portanto seis personagens no total, sendo esta última o próprio apresentador do programa, que se cruza, com todas as histórias. 
Em cada episódio fala-se de um novo assunto, procurando ver diferentes perspetivas desse mesmo tema. Ouve-se diferentes opiniões, não esquecendo que existem diferentes pontos de vista, e é importante respeitá-los. Em cada um dos episódios também se trata de aprendizagens como: alfabeto, números, cores e formas, parentescos e comportamento social.
Através desta hiperligação podemos aceder ao vídeo no youtube
É importante o visionamento do vídeo na totalidade, para a realização das atividades.


Atividade oral 4/5 anos
A educadora faz o visionamento do vídeo com as crianças, e estas repetem o som das letras, para tomarem conhecimento das letras que pertencem ao abecedário. Posteriormente com a ajuda da educadora voltam a visionar o vídeo, e após ouvirem cada letra a educadora faz pausa no comando. Este comportamento é propositado, para que as crianças possam dizer que palavras conhecem, que começam por essa mesma letra, e respetivo som.
Exemplo:
letra S
Sofia, sapo, sino, saco, etc.

Atividade escrita- 4/5 anos
Em grande grupo as crianças escolhem 6 letras, e procuram num livro a seu gosto uma palavra que comece com cada uma das letras. Para todas as letras que escolheram escrevem a respetiva palavra, e numa cartolina escrevem as suas aprendizagens. Esta atividade foi escolhida por nós, com o objetivo da Educadora auxiliar as crianças e ajudá-las a associar letras, a palavras (desenvolvendo bases importantes).
Exemplo:
A – amigo, amor, alegre, amanhã
O – ovo, olho, osga, ouro
B – bola, Beatriz, barco, boneca
U – uva, única, uivar, urso
Webgrafia
Site consultado in
Site consultado in 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário