A realização deste jogo pretende que de uma forma criativa, sejam explorados conteúdos sobre a língua portuguesa. Tem por isso a intenção de tornar mais lúdica e criativa, a aprendizagem de uma disciplina.
O público alvo é sete/oito anos.
Escolhemos o tema as frutas, uma vez que achámos pertinente consciencializar e motivar as crianças, sobre a importância destes alimentos, que são essenciais para uma vida saudável.
A primeira atividade do jogo, tem como objetivo estimular a memória e a aquisição de conhecimentos relativo ao nome das frutas.
exemplo: procurar nos "cartões" virados ao contrário, a correspondência correta entre dois dos "cartões". Portanto existem diferentes pares de cartões desordenados, aos quais se tem de ligar, de forma a descobrir sempre dois iguais.
A segunda atividade propõe a ligação da imagem da fruta, com o respetivo nome da mesma.
exemplo: as imagens encontram-se do lado esquerdo, e as respetivas frutas do lado direito.
A primeira coluna, que se encontra do lado esquerdo, corresponde às imagens, e a segunda coluna, do lado direito às palavras. Logo se a primeira imagem for de um morango, e a última palavra da coluna oposta, for um morango essa será a correspondência correta.
A terceira atividade é uma sopa de letras, sobre frutas. O objetivo é descobrir as palavras "escondidas".
A quarta atividade é para descobrir o número de sílabas, a que corresponde cada palavra.
Tendo apenas três opções: uma, duas, e três sílabas para corresponder.
exemplo: a palavra cereja divide-se silabicamente, da seguinte forma CE-RE-JA = 3 sílabas
A quinta atividade tem por objetivo fazer a ligação da árvore com a fruta correta.
A sexta atividade pretende que o jogador reúna numa sílaba os primeiros grafemas.
exemplo: melão - abacaxi = MA
Para ter acesso aos nossos jogos, clique aqui: Download do jogo
Referências Bibliográficas das imagens: Download das Referências
Referências Bibliográficas das imagens: Download das Referências
Dificuldades sentidas:
Sentimos que este trabalho foi melhor
conseguido que o photostory, uma vez que verificámos mais dúvidas e
contratempos neste último. Já o jclic foi-se desenvolvendo com maior facilidade,
isto é, não nos deparámos com obstáculos inesperados, e dessa forma sentimos
que foi menos difícil. Por outro lado, as funcionalidades e a variedade de
opções oferecidas pelo jclic, são muito mais que no photostory. Portanto do
ponto de vista criativo há mais hipótese do jclic ir ao encontro das nossas
ideias, uma vez que abrange um maior número de escolhas. Porém sentimos que os
dois programas são úteis, para o nosso futuro enquanto educadoras.
Caras estudantes,
ResponderEliminarfizeram um bom trabalho mas devem ter mais aenção à correção das propstas. No vosso caso, a melancia não é uma árvore.
Cumprimentos
MRR
Cara Professora, já tínhamos realizado as respetivas correções solicitadas por si, no dia da apresentação ... Mas ainda não lhe tínhamos respondido a nenhuma mensagem a dizê-lo.
EliminarObrigada
Saras
Caras alunas,
ResponderEliminarobrigada pela informação
Cumprimentos
MRR