Segundo DEAL (2007) citado por (Ramos, 2009) , Em termos técnicos, conforme assinala Deal (2007) o podcasting consiste na publicação de ficheiros áudio na Internet, acompanhados por um Feed, que permitem aos utilizadores a subscrição e consequentemente a recepção automática desses mesmos ficheiros. O mesmo autor refere ainda que é precisamente neste detalhe tecnológico que o Audioblogging difere do Podcasting, ou seja, na subscrição Feed. (P.58) Por outro, lado o autor que se segue faz outras referências, relativamente ao Podcast, não menos importantes. Segundo (Azevedo, Ribeiro, & Gomes, 2011) O Podcast é uma ferramenta que permite distribuir, de forma rápida e automática, conteúdos digitais (aúdio, vídeo e documentos) pela internet a partir de uma subscrição. O utilizador, após fazer a subscrição de um Pdcast, irá receber o seu equipamento os episódios produzidos pelo autor, assim que estes estejam disponíveis na rede e que programa agregador (iTunes, Juice, winamp, etc.) reconheça a actualização do sítio do Podcast. (P.19) O autor que se segue desmistifica a origem da palavra Podcast. Segundo CRUZ (2009) citado por (Carvalho, 2009) O termo podcast resulta da junção dos termos ipod (dispositivo de reprodução de áudio/ vídeo da Apple) e broadcast (método de transmissão ou distribuição de dados), onde um ficheiro áudio é denominado de epidose (episódio). Enquanto o termo podcast identifica o produto, o termo podcasting caracteriza a emissão através da Internet. (P.66)
Bibliografia
Azevedo, C., Ribeiro, P., & Gomes, S. (2011). M-learning o contributo dos Podcasts na aprendizagem do inglês.
Azevedo, C., Ribeiro, P., & Gomes, S. (2011). M-learning: o contributo dos Podcasts na aprendizagem do Inglês. Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.
Ramos, P. R. (2009). Podcasts e uso de dispositivos móveis no contexto do ensino de música no 2º ciclo. Universidade de Aveiro.
Sónia, C. (2009). O Podcast no ensino básico. Universidade do Minho.
Sem comentários:
Enviar um comentário