domingo, 21 de dezembro de 2014

Reflexão individual sobre a segurança na internet - Sara Passuco

            O facto de termos acesso à internet com a maior das facilidades, e em qualquer lugar, faz-nos pensar no quanto isso é fascinante e simultaneamente ameaçador. Se pensarmos um pouco sobre esta situação, pode surgir um maior número de desvantagens, do que vantagens face à sua utilização.
          Se por um lado, conseguimos estar num café e rapidamente aceder ao nosso e-mail, através da password do mesmo, temos de ponderar a possibilidade de existir um hacker, que rapidamente consegue aceder às nossas informações pessoais. Esta é uma simples situação, com a qual muitos de nós não imagina acontecer.
        No jornal o público é possível ler o comentário, de Vítor Belanciano, relativamente aos casos reais, de fotografias pessoais/íntimas de celebridades, que são pirateadas. Esta situação surge com estas pessoas, mas pode igualmente acontecer com qualquer um de nós. Um dos exemplos muito comuns, é estarem várias pessoas a conviver num mesmo espaço, e enquanto tiram fotografias, não terem o respeito por quem nada tem a ver com a situação, tenha de ficar na fotografia. Esta situação já me aconteceu mais que uma vez, e torna-se aborrecido. Se eu não tenho facebook nem instagram, e não partilho fotografias nem informações pessoais, na internet, não são outras pessoas que eu desconheço, que o têm de fazer!
O professor João Torres, na aula de língua portuguesa e tecnologias da informação e comunicação, deu uma aula aberta sobre “segurança na internet”. Nessa aula foi-nos apresentado os objetivos do PIS (projeto internet segura). Estes centram-se em aspetos como: “sensibilizar, formar, informar, e denunciar”. São portanto quatro pontos essenciais, que procuram consciencializar os utilizadores para uma boa utilização da internet. O docente alertou-nos para a situação de pessoas que se fazem passar por outras, e para mensagens que recebemos na caixa de correio, e não sabemos que é o remetente.
Cada vez mais, existem um maior número de pessoas, que vive dependente da internet, e que posteriormente perdem a noção do tempo. Consequentemente deixam de dar valor a muitas coisas, e de aproveitar o tempo com o que é realmente importante. Vivem dependentes de um computador.
As burlas através da internet, é outro perigo que surge cada vez mais, por meio de mensagens de correio, com informações falsas, ou aquelas janelas que começam a piscar, sem que tenhamos acedido a essa página. Fazem promessas de prémios garantidos, e escrevem em letras ilegíveis regulamentos, que muitas pessoas não dão importância.
Com esta aula compreendi que, é importante tem um bom anti vírus; alterar passwords com frequência; ter um cuidado especial com a utilização da webcam; evitar falar em chats, onde muitas pessoas omitem a verdadeira identidade. A internet pode ser muito interessante e útil, desde que tenhamos consciência dos perigos que podem surgir, e que estejamos protegidos para não estarmos sujeitos, a situações desagradáveis.


Referências Bibliográficas
Belanciano, V. (2014). Não são apenas as celebridades que estão a nu na Internet. Público, 25
Rodrigues, J. V. & Rodrigues, R. (2014). Segurança na Internet. SeguraNet Centro de Competências (pp. 1-115). Setúbal: TIC - ESE/IPS.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário