domingo, 19 de outubro de 2014

Reflexão individual sobre as Tic na escola - Sara Passuco

             As tic denominam-se de tecnologias de informação e comunicação. Presentes no quotidiano de milhões de pessoas, na casa no emprego, na rua nos centros comerciais, nos carros, estamos totalmente dominados pela “epidemia” das tecnologias. Recebemo-las num flash, e são umas atrás das outras, sempre a atualizar e a crescer a uma grande velocidade.  

Se há dez anos atrás usava o telemóvel para mensagens e chamadas, hoje utilizo para aceder ao meu e mail, e ao da turma, à meteorologia, às notícias diárias, ao moodle ou ao portal.
Portanto isto é todo um processo de evolução que nos acompanha, e que vai crescendo. As tic fornecem-nos acima de tudo vários recursos, que nós próprios podemos escolher e explorar, através de várias ferramentas.
Se à cinquenta anos atrás, os livros e as bibliotecas eram os locais mais requisitados para se fazer pesquisas, como auxílio para trabalhos escolares. Hoje num simples “clic” conseguimos encontrar a opinião de milhares de pessoas. Porém é importante procurar fontes credíveis, avaliadas por profissionais, e que as tornam seguras para os seus utilizadores.
Relativamente às tic que podem ser utilizadas no decurso do ensino-aprendizagem do português, são por exemplo: jogos didáticos que estimulem a aprendizagem da língua portuguesa, como o desenvolvimento da linguagem escrita e oral. E isso é conseguido através de determinados sons, e a sua respetiva ligação, com a palavra. Também pode desenvolver a memória visual, a consciência fonética, o código da escrita entre outros. Este tipo de jogos podem estimular a aprendizagem de uma forma mais criativa, e pode ser vista como uma alternativa de aprendizagem.
Os dicionários bem como as gramáticas, textos informativos, os blogues, existem online, e possibilitam-nos encontrar com uma maior facilidade e rapidez, aquilo que pretendemos encontrar, ou tirar dúvidas. A utilização do Microsoft Office, o Word o Power point, permitem que com facilidade se crie um texto, ou uma apresentação, com muita rapidez, e onde se pode integrar a língua portuguesa. Muitos livros também já existem em formato digital.
De acordo com Paz (2008) ainda existe muita resistência, dos docentes, em relação à utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem. Somente os professores mais jovens de profissão, isto é, que são docentes à relativamente pouco tempo, vêm a utilização das TIC como um benefício no processo de ensino-aprendizagem. Concluindo que os professores ao trabalharem com os seus alunos, conseguem obter um resultado positivo, isto é, o conhecimento é mútuo.
Quanto à questão do porquê e para quê… A utilização das tic, em conjunto com a língua portuguesa, promove a aquisição de conhecimentos de dois contextos diferentes, que se podem inter relacionar.
Inicialmente pode ser importante o apoio do professor ou educador, mas é igualmente necessário dar liberdade, para que aos poucos se vá moldando a própria autonomia da criança/jovem no manuseamento das tic. Mas também para difundir e aperfeiçoar opções de conexão, assim como usar a tecnologia para melhorar a comunicação, e ainda habilitar os educadores ou professores através das tecnologias.
As tic podem ser dadas a conhecer e exploradas logo desde o pré-escolar, e é nessa faixa etária em que se começam a dar umas noções de como escrever o nome, a data, e outras pequenas explorações, onde nada é avaliado como no 1º ciclo.
Quanto aos conteúdos tal como já referi, mas não aprofundei, penso que não deve ser nada de muito exigente, pode ser algo do género uma imagem com a palavra a que corresponde, por exemplo mão, e por baixo essas mesmas letras desordenadas. Essa atividade irá provocar na criança a capacidade de observar as semelhanças entre as letras, e ordená-las formando assim a palavra. Ao fazê-lo não só está a explorar a escrita, como também a utilizar as tecnologias, através do manuseamento do rato, que leva a letra ao sítio correto.
Temos ainda as vogais ou as consoantes, que também pode ser exploradas pelo pré-escolar, se tivermos o alfabeto ordenado ou não, e várias letras. O proposto será por exemplo, arrastar a letra do abecedário para a letra correspondente, que pode ou não ser vogal ou consoante.
Pode ganhar-se muito com a utilização das tic, porque pode proporcionar-se desde o pré-escolar até à universidade, uma grande diversidade de alternativas às aulas a que estamos acostumados a ter.
Assim as tic são sem dúvida importantes para toda a sociedade, porém à que ter em conta que a nível mundial não somos todos dependentes das mesmas coisas, e enquanto uns têm facilidade de acesso, outros podem nunca saber o que é tecnologia. Numa sala de aula podemos ter muitos contrastes, a nível social económico e cultural. Acima de tudo é necessário não impor barreiras, ultrapassar obstáculos, aproveitar as tic e desenvolvê-las.
Não menos importante alertar desde cedo para os perigos e inseguranças, mas também para tudo aquilo de bom que as tecnologias nos podem trazer.
 
 
 
Referência Bibliográfica 
Paz, J. (2008). Educação e Novas Tecnologias.


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